Campanha pública

Natal Macabro

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Mestre IA

A nevasca morde seu rosto como lâminas finas. A cada passo, a madeira das passarelas range sob as botas e os casacos pendurados nas sacadas parecem vigias dobrados pelo vento. As casas vitorianas de Santa Lúmia estão tão enfeitadas que beiram a sátira: guirlandas gordas, sinos de latão, fitas que sussurram quando o vento passa. A luz das lâmpadas de gás se quebra em halos amarelados sobre a neve azulada. O cheiro doce de biscoitos queimados se mistura ao azedo de álcool congelado e à cera quente que escorre em trilhas nas janelas. Atrás de cortinas de renda, olhos observam. Não piscam. A vila respira através do gelo.

O sino da igreja — sombra imensa como uma vela derretida na beira da praça — mexe-se sem corda, batendo um compasso lento que não acompanha o vento. Cada badalada parece grudar nos ossos. Faltam horas até a meia-noite, mas o tempo aqui é escorregadio; a última batida pode chegar antes de você querer. Os Protetores patrulham em duplas, capas pesadas e mãos no metal sob as dobras. Um deles arrasta uma corrente, o som é regular e irritado. Em vielas laterais, você percebe sininhos presos a fios quase invisíveis — armadilhas de aviso. Se errar o passo, a vila inteira saberá.

À sua esquerda, uma vitrine aquecida exibe enfeites de vidro e feltro. A placa balança: “Loja de Enfeites Dornes”. Lá dentro, uma mulher de olhos atentos ajeita um anjo com dedos que brilham de cera. O cheiro de cânfora vaza pela porta: limpa, fria, persistente. Ela ergue o olhar como quem confere um nome em um livro antigo. Você sabe: a tradição desta vila não é apenas catecismo e ceia. É Acordo. E o relicário de prata — sua meta — está trancado no altar, guardado por gente que jurou dar a vida para alimentar o Natal. Se for visto como intruso, você vira “presente”.

Status rápido de Vlad
- Perfil: Ladino, Sedutor (charmoso, astuto, bom em leitura de intenções e mentiras).
- Itens iniciais: adaga simples, conjunto de gazuas, capa escura grossa, pederneira, cantil, 1 frasco de óleo de lamparina, 10 moedas de prata.
- Magia: nenhuma (você precisará aprender ou obter itens rituais durante a campanha).

Ameaças imediatas
- Patrulhas dos Protetores (2 a 3 duplas circulando a praça).
- Fios com sininhos nas ruelas laterais (disparam alarme).
- Sino “vivo” da igreja (pode denunciar intrusos sem aviso).
- Moradores atentos e supersticiosos (chamam ajuda rápido).

Escolha seu primeiro movimento. O mundo reage de forma própria: PNJs desconfiarão, alianças podem ruir de repente e erros terão consequências reais — inclusive a sua captura para o sacrifício.

1. Cortar caminho pela sombra e tentar infiltrar-se na igreja agora, antes que as patrulhas se revezem [[ROLL:1d20|Teste de Furtividade para atravessar a praça e entrar pela lateral da igreja]]. Falha pode acionar sinos de alarme e colocar você cercado em segundos.

2. Entrar na Loja de Enfeites Dornes e puxar conversa com Marta, tentando extrair informações sobre rotas, chaves ou rituais — usando charme ou mentira controlada [[ROLL:1d20|Teste Social (Persuasão/Sedução) com Marta Dornes]]. Se você tropeçar nas palavras, ela pode soar o alarme de forma “educada” — ou marcar você de outro jeito.

3. Criar uma distração calculada nos becos (derrubar um lampião, usar um fio de óleo e faísca, provocar um tumulto “acidental”) para afastar Protetores da igreja [[ROLL:1d20|Teste de Enganação para orquestrar a distração sem ser associado a ela]]. Se falhar, a reação será brutal e as saídas podem ser bloqueadas.

Você pode ignorar essas opções e propor outra abordagem específica. Diga como Vlad procede e, se houver risco, pedirei a rolagem correspondente. O sino não espera. Qual é a sua jogada?

  • Cortar caminho pela sombra e tentar infiltrar-se na igreja agora, antes que as patrulhas se revezem . Falha pode acionar sinos de alarme e colocar você cercado em segundos.
  • Entrar na Loja de Enfeites Dornes e puxar conversa com Marta, tentando extrair informações sobre rotas, chaves ou rituais — usando charme ou mentira controlada . Se você tropeçar nas palavras, ela pode soar o alarme de forma “educada” — ou marcar você de outro jeito.
  • Criar uma distração calculada nos becos (derrubar um lampião, usar um fio de óleo e faísca, provocar um tumulto “acidental”) para afastar Protetores da igreja . Se falhar, a reação será brutal e as saídas podem ser bloqueadas.